Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

"Quando Deus Tremeu"


1 de Novembro de 1755, é uma data que nunca se esquecerá. As 9 horas e 20 minutos da manhã a terra estremeceu em Lisboa e propiciou aos iluministas a oportunidade de demonstrar a irracionalidade religiosa. Passados dois séculos e meio, já não se acredita tanto que vivemos no melhor dos mundos. Mas é grande a crença de que um dia sobrepujaremos a natureza por meio da ciência e tecnologia. "Trocamos apenas de religião".

  
 
Dois terremotos encontraram intersecções em Lisboa, no dia 1º de novembro de 1755. Um geológico e outro filosófico. O geológico, estimado em 9 pontos na escala Richter, com epicentro no Oceano Atlântico, a uma centena de quilômetros da costa de Portugal, muito semelhante, portanto, ao tremor que deixou o Japão de joelhos na semana passada, destruiu três quartos das construções da capital do país. Como se comemorava o feriado de Todos os Santos, as igrejas estavam lotadas - o que contribuiu para aumentar a mortandade causada pelos desabamentos. Quem buscou o ar livre do cais do porto, recém-inaugurado, não teve melhor sorte: viu-se colhido pelo tsunami que varreu a parte baixa da cidade. Calcula-se que entre 20000 e 30000 lisboetas tenham perdido a vida na tragédia. Outro tanto pereceu no resto do país. A segunda gigantesca onda marítima, nascida da sísmica, investiu contra o litoral do Marrocos, na África, matando cerca de 10000 pessoas.


Durante 5 minutos foi suficiente para desolar a cidade, tanto Lisboa como boa parte do oeste da Península Ibérica, um oeste destroçado pelo terramoto, pelo maremoto e pelo incêndio, 3 tsunamis com ondas de 20 metros de altura. O resultado foi de 50% de populaçao falecida e 85% dos edifícios destruídos por completo.
Outros lugares que ficaram muito danificados foram as Ilhas Caribenhas, as costas inglesas e a costa ocidental Espanhola são as zonas onde o terramoto e os tsunamis fizeram cerca de 6.000 mortos. Sevilha foi uma das cidades mais deterioradas. Salamanca também ficou prejudicada. Vallodolid, a costa de Huelva, Ayamonte, a capital de Huelva, Lepe, Cádiz, Conil, Sanlúcar de Barrameda, Porto de Santa Maria e Jerez são cidades que ficaram bastante danificadas tanto humanas como materiais.

* O Terremoto de Lisboa teve um enorme impacto político e sócio-económico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um terramoto numa área alargada, marcando assim o nascimento da moderna Sismologia. O acontecimento foi largamente discutido pelos filósofos iluministas, como Voltaire, inspirando desenvolvimentos significativos no domínio da teodiceia e da filosofia do sublime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário