Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2011

"O Homem de Preto"


Primeiro Post do Blog , e aqui estou a falar de uma das figuras mais importante da Historia da musica "Rock Country" que já existiu, sem contar com seu papel fundamental na Historia da musica  Mundial.
John R. Cash mais conhecido como Johhny Cash, nasceu em 26 de fevereiro de 1932, em Kingsland, Arkansas nos Estados Unidos, foi um cantor e compositor de música country, escritor e ator, ganhou o apelidado de seus fãs de “O Homem de Preto”, pois Cash se apresentava na maioria das vezes vestido de preto "All Black".
Cash teve uma infancia conturbada, seu Pai era alcóolatra e abusava físicamente e emocionalmente de Cash e de seus irmãos. Com cinco anos de idade, começou a trabalhar em um campo de algodão, cantando com sua família enquanto cultivavam. Ele era muito próximo a Jack, seu irmão mais velho, e um acidente ocorrido em 1944 o afetaria pelo resto de sua vida. Jack foi puxado por uma serra de madeira no moinho em que trabalhava, sendo quase partido ao meio. Jack ainda sofreria uma semana antes de morrer. Cash sempre falou da enorme culpa que sentia pelo incidente porque tinha saído para pescar nesse dia, e seu Pai inumeras vezes o culpou pela morte de seu irmão mais velho.
No começo do ano 50 , Cash se alistou na Força Aérea Americana  e depois de um treinamento básico no Texas, onde conheceu Vivian Liberto que viria a ser sua esposa, foi enviado para a Alemanha enquanto ainda estava servindo ao exército. Enquanto servia na Alemanha Cash compôs uma de suas músicas mais famosas, "Folsom Prison Blues".
Em 1954 Cash foi dispensado casou-se com Viviam e tiveram quatro filhas: Rosanne, Kathy, Cindy e Tara. O casal se estabeleceu em Memphis, onde Cash arranjou trabalhos variados enquanto tentava entrar para o mundo da música.
A primeira canção gravada foi, Hey Porter que não emplacou. No entanto, Cry Cry Cry entrou no ranking da Billboard, entre as 20 músicas mais tocadas. Mais algumas canções suas conseguiram o mesmo feito, até que I Walk The Line atingiu o primeiro lugar e nele permaneceu por semanas. Era o começo de uma carreira de sucesso.
Quando sua carreira estava começando a decolar, nos anos 60, o cantor começou a beber muito e viciou-se em anfetaminas e barbitúricos. Cash confessou anos mais tarde em uma entrevista que, nessa época, “experimentou todas as drogas que havia para serem experimentadas”.
Em 1966, separou-se de Vivian Liberto e mais tarde, casou-se novamente, desta vez com June Carter, que veio a ser sua companheira também no mundo musical. Após uma tentativa de suicídio fracassada e contando com a ajuda da amada, Cash iniciou sua batalha contra o vício. Apesar dos problemas, o cantor continuava a produzir e lançou seus dois álbuns mais bem sucedidos: Johnny Cash at Folsom Prison e Johnny Cash at San Quentin. Em 1969, nasceu seu único filho homem, John Carter Cash.
Nos anos 70, Cash conseguiu cristalizar sua imagem pública. Sempre saía de preto nas ruas, o que lhe rendeu o apelido de “homem de preto”. Nos anos 80, suas gravações não conseguiram mais causar um impacto significativo, mas suas turnês continuavam de forma bem sucedida.
Sua carreira ganhou novo fôlego nos anos 90, quando gravou os álbuns American Recordings e Unchained – sucessos de público e crítica. Cash adoeceu sucessivas vezes a partir de 1997 e veio a falecer em 2003, alguns meses após a morte de sua esposa.


(Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, e Johnny Cash)

* Conviveu artiscamente no mesmo berço de Elvis, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Roy Orbison entre outros.
* Cash apareceu em filmes, Televisão e no Grand Ole Opry, Além de ter recebido três Grammys. Muitas de sua canções foram escritas em parceria com sua esposa e também cantora country, June Carter Cash.
* Johnny Cash regularmente tocava em prisões e compunha suas canções
com esta temática.
* At Folsom Prison é um álbum ao vivo de Johnny Cash, lançado em 1968. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
* O álbum ao vivo At San Quentin (1969) é uma gravação de um concerto ao vivo dado pelo Johnny Cash com os presos da Prisão Estadual de San Quentin, ganhou 3 vezes o Disco de Multi-Platina nos Estados Unidos.
* É considerado umas da maiores lendas da Country Music e já faz parte da Country Music Hall Of Fame.
* Em 2005 foi lançado o filme Walk The Line (no Brasil Johnny & June) com Joaquim Phoenix no papel de Cash e Reese Whiterspoon como June Carter, dirigido por James Mangold, uma biografia filmada. Filme que recebeu o Oscar de melhor atriz para Witherspoon e uma indicação de melhor ator para Joaquin Phoenix.
* Em 2006, o quadrinhista alemão Reinhard Kleist lançou "Cash - I see a darkness", biografia em quadrinhos de Johnny Cash, abrangendo as décadas de 1950 e 1960, mostrando o início da carreira do cantor. O livro recebeu diversos prêmios, dentre os quais o de Melhor Graphic Novel alemã de 2008. Em outubro de 2009, o livro ganha sua edição em português, no Brasil, pela editora portoalegrense 8INVERSO.
*Johnny Cash chegou novamente ao primeiro lugar nos Estados Unidos em 2006, quase dois anos após sua morte com o disco póstumo "A Hundred Highways".
* Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos 71 anos de idade no dia 12 de Setembro de 2003, enquanto estava hospitalizado no Baptist Hospital em Nashville, Tennessee. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens, perto de sua terra natal, Hendersonville, Tennessee.



Alguns álbuns que recomedo que você não vai se arrepender !

* Johnny Cash with His Hot and Blue Guitar (1957)
* I Walk The Line (1964)
* At Folsom Prison (1968)
* At San Quentin (1969)
* Hello, I'm Johnny Cash (1970)
* Man in Black (1971)
* American III: Solitary Man (2000)
* American IV: The Man Comes Around (2002)
* American V: A Hundred Highways (2006)


"Ah, eu adoraria vestir um arco-íris todos os dias,
E dizer para o mundo que tudo está ok,
Mas tentarei retirar um pouco da escuridão das minhas Costas,
Até as coisas serem brilhantes, eu sou o homem de preto".
# Trecho traduzido da musica "Man in Black" - (Homem de Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário